Pages

Pages

sábado, 28 de abril de 2012

Dica Gourmet: Receita Direto da Terrinha


Como os amigos próximos sabem e agora vocês também saberão, minha família por parte de pai (Anna aqui) é toda do Nordeste, a maior parte é de Recife, mas também tenho alguns parentes que são de Salvador. Não preciso nem falar que conheço a região de cabo à rabo, não é mesmo?? Simplesmente amo passar as férias com a família de lá - ainda mais porque o meu painho está morando lá! - e aproveitar cada minuto conhecendo um pouco melhor das minhas origens, seja em viagens pelos diferentes estados, descobrindo mais sobre a cultura de cada um, seja na parte da culinária, coisa que eu tenho uma paixão imensurável - como boa gordinha que sou!

E foi em uma das minhas pesquisas sobre comidinhas tipicamente nordestinas que descobri essa receita do chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, de um aperitivo delicioso chamado Dadinho de tapioca com queijo coalho. Tem como ser mais da terrinha?


Fiz a receita e amei! Fica com um gosto muito particular e vale a pena ser preparada, ainda mais porque como não são todos que tem paciência para prepararem uma receita mais elaborada e demorada, essa é rapidinha (o preparo da massa leva apenas 15 minutos!). Vamos ao passo-a-passo...

Ingredientes:

- 1 1/4 de xícara (chá) de tapioca granulada
- 250g de queijo de coalho
- 1/2 litro de leite
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de pimenta branca

Modo de preparo:

- Forre com filme uma assadeira pequena, de cerca de 20cm x 25cm.
- Numa tigela grande, rale o queijo de coalho. Junte a tapioca e misture. Tempere com sal e pimenta.
- Leve o leite para ferver e misture à tigela com tapioca, mexendo bem, com cuidado para não formar grumos (pedaços/''pelotas''), até que todo leite tenha sido incorporado. Não deixe endurecer muito. Transfira a mistura para assadeira preparada e espalhe com a colher. Para superfície ficar lisa, cubra com o filme e aplaine com as mãos. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 3 horas.
- Forro o fundo de uma assadeira com papel-manteiga. Preaqueça o forno a 180 graus.
- Transfira a massa para uma tábua, retirando o plástico. Com uma faca, corte em tiras de mais ou menos 2cm, e as tiras, em cubos. Leve para assar por 40 minutos até dourar. Se preferir, frite em óleo quente. Nesse caso, fica pronto num piscar de olhos! Mas tome cuidado para não queimar e se preferir, sirva com um molho de pimenta agridoce, assim como o chef Rodrigo faz.

E para me sentir mais ainda como se estivesse na mesa de um barzinho no Nordeste, gostei de comer o aperitivo acompanhado de um shot de uma boa cachaça - eu sei, eu sei... essa parte muitos irão ''dislike'' hahaha!

Aqui tem um vídeo da receita, que apesar de os ingredientes serem um pouco diferentes, auxilia a ter uma ideia do modo de preparo:



Se fizerem a receita, mandem por comentário ou pelo nosso formspring como foi e o que você acharam! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário