Pages

Pages

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Tipos de pele.


Esses tempos estava tendo uma conversa com as minhas amigas e era quase que unânime, não existe primer que segure uma maquiagem se a sua pele não estiver bem cuidada. E para isso, é necessário descobrir qual tipo de pele que a sua se encaixa. Nesse post, vamos esclarecer quais são esses tipos e os melhores cuidados e produtos que você pode ter com ela.


Pele normal: Ela não é seca e nem oleosa. Não tem a tendência a desenvolver acne ou a desidratar facilmente. Não é porque ela tem um equilíbrio natural que você deve abusar, use esfoliantes com moderação e evite exageros com sabotes que ressecam demais a pele. O seu cuidado é mais fácil, com o uso de hidratante e um protetor solar bastam para a manter saudável.




Pele seca: quase sempre fina e sensível, as glândulas sebáceas têm um nível baixo de gordura, e seus poros são mais fechados. Opaca e áspera, ela é muitas vezes mais fina do que as outras peles, o que as torna mais suscetíveis a alergias e irritações e também a descamações e  à formação de linhas de expressão. Banhos muito quentes ou muito longos, ajudam na agressão, como também o uso demasiado de sabonetes, esfoliantes, adstringentes e maquiagens. Para ajuda com os cuidados, é necessário uma maior hidratação, o ideal é que a após o banho com a leve levemente úmida, aplique um creme hidratante, os melhores são os que contém  substâncias como manteiga de karité, óleo de semente de uva, ureia e alantoína. 


Pele Mista:  a pele seca e com oleosidade, elas coexistem na pele mista. Na chamada zona T, formada por testa, nariz e queixo, a pele é oleosa, devido a um maior concentração de glândulas sebáceas nessa região. Nas bochechas, porém, a pele é seca. Para cuidados com essa pele, é necessário o uso de produtos adequados para que não deixe a área que tende a ressecar, mais frágil ainda.


Pele oleosa: Poros mais aparentes são característicos de uma pele oleosa, que costuma ser mais brilhante e menos propensa a alergia e irritações. O excesso de óleo, é claro, retarda o aparecimento de linhas de expressão, mas deixa a cútis mais vulnerável à acne e à foliculite. A falta de higiene aumenta a proliferação de bactérias na pele, gerando acne, foliculite, cistos, inflamações e até cheiro desagradável. Alimentos que aumentam o índice glicêmico, como açucares, farinhas brancas e derivados do leite, aumentam a produção de insulina, o que gera mais oleosidade. Para cuida dessa pele, o uso de sabonetes e loções adstringentes, que ajudem a controlar a produção de sebo e a secar a acne, como substâncias como enxofre e ácido salicílico. Cuide bastante da higiene e use protetores solares específicos para pele oleosa, que não obstruam os poros . Evite dormir de maquiagem para deixar a pele "respirar".






E como saber qual é o seu tipo de pele? Vamos dar umas dicas que facilita para essa descoberta:
Ao acordar pela manhã, limpe o rosto com um lenço de papel seco e observe :
- Se o lenço não ficou oleoso e você sente a pele do rosto flexível, fresca e elástica, sua pele é normal.
- Se o lenço ficou com manchas, você possui pele oleosa. Normalmente, o óleo é encontrado em maior quantidade na região T : testa, nariz, abaixo dos olhos e no meio do queixo.
- Caso verifique manchas oleosas apenas na região T, e não nas bochechas, você tem pele mista.
- Se após limpas a pele não encontrar óleo no lenço e sentir a pele esticada e áspera, você tem uma pele seca.
- Pessoas com a pele sensível ( em geral seca) notarão que ela fica com manchas facilmente e que ela não reage bem a vários cosméricos, despertando inflamações e coceira.


Bom meninas, com essas dicas não temos mais desculpas para não ter uma pele linda, e nunca se esqueçam do protetor solar. Qualquer dúvida consulte um dermatologista, é o melhor profissional que pode lhe indicar produtos e tratamentos mais específicos para a sua pele.
Beijos e bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário