Pages

Pages

sábado, 7 de julho de 2012

Sessão Cult: O Iluminado



Sempre tive em mente que Moda, ArteCinema e Música caminham juntos no cenário cultural local e internacional, em formas que podem se diferenciar, mas que estão sempre atreladas. Por isso a iniciativa do Fashionary em abranger cada um desses tocantes, para tentar trazer a vocês, queridos leitores e leitoras, o melhor destes quatro aspectos culturais. E como várias pessoas já vieram comentar comigo que as dicas de filmes fazem falta, aqui vai mais uma Sessão Cult!


All work and no play makes Jack a dull boy.”

Particularmente, como boa fã de thrillers de suspense/terror que sou, considero que o pior tipo de terror que pode existir não é o sanguinário ou com seres de aparência grotesca – zumbis e extraterrestres -, mas sim o terror psicológico. Aquele que muito bem poderia acontecer em nossa realidade, com conhecidos e até mesmo conosco. E é exatamente essa proximidade da realidade que torna este tipo de terror algo desesperador

Em O Iluminado, o brilhante cineasta Stanley Kubrick retrata com maestria - apesar de ter realizado significativas mudanças em parte do enredo - o romance aterrorizante “The Shining”, de Stephen King, o qual narra a ida de uma família a um famoso hotel retirado, no rigoroso inverno estadunidense, para que o pai, com a ajuda da esposa, cuide do hotel no período de férias de final de ano, atuando como zelador e faz-tudo – só a família encontra-se no gigantesco estabelecimento e lá deveriam ficar pelo período de 5 meses. Porém, uma série de acontecimentos realizados e induzidos – esta é a palavra certa – pelas “companhias” não-vivas da família, que habitam o hotel, dão ao espectador um final completamente inesperado. 


O fato de o longa ser de baixo orçamento e sem peripécias cinematográficas, o torna extremamente realista, agradando aos fãs de um bom filme de terror e deixando perplexo quem, assim como eu, acreditar em influências paranormais e na existência de companhias não-vivas – é assim que eu os costumo chamar.

Para os que vão passar o final de semana em casa, está aí uma excelente pedida do que assistir embaixo das cobertas e de preferência, com uma companhia para a agonia não ser tão grande! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário